PPI X PREÇO DOMÉSTICO – Maio/2022

[19 de maio] Abicom

 

Premissas: o preço de paridade de importação (ppi) foi calculado usando como referência os valores para gasolina, óleo diesel, câmbio, RVO e frete marítimo no fechamento do mercado no dia 18/05/2022.

Cenário: Com a ligeira redução do câmbio acompanhada por uma redução expressiva dos preços de referência no mercado internacional tanto para gasolina como para o óleo diesel, a defasagem para gasolina (sem reajustes há 69 dias) aproximou-se da paridade e o óleo diesel opera acima da paridade viabilizam as operações de importação.  Defasagem média de 3% no óleo diesel e de -6% para a gasolina.

Câmbio: Ptax fechou com ligeira redução na sessão de ontem, operando em patamar elevado e pressionando os preços domésticos dos produtos importados. Fechamento em R$4,96U$.

Petróleo: A oferta apertada segue pressionando os preços futuros. No momento, futuros do Brent são negociados acima dos U$109/bbl.

 

ÓLEO DIESEL A S10 (USG): 

10º Dia de Vigência do Aumento Linear Médio de 8,9% nos preços domésticos (10/05/22).

O mercado internacional e do câmbio pressionam os preços domésticos. PPI acumula redução de R$0,78/L desde o último reajuste.

Arbitragem favorável na média de R$0,13/L, variando entre R$0,01/L a R$0,58/L, a depender do porto de operação.

 

GASOLINA A (USG):

69º Dia da Vigência da Aumento Linear Médio de 18,8% nos preços domésticos (11/03/22).

O mercado internacional e do câmbio pressionam os preços domésticos. PPI acumula redução de R$0,02/L desde o último reajuste.

Arbitragem desfavorável na média de -R$0,24/L, variando entre -R$0,40/L a R$0,32/L, a depender do porto de operação.

 

Como o cenário descrito anteriormente, os preços médios da gasolina, a exceção de Aratu, operam com diferenciais negativos em todos os portos analisados e os preços médios do óleo diesel, a exceção de Santos e Araucária que operam na paridade, os depois portos operam com diferenciais positivos.

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