PPI X PREÇO DOMÉSTICO – Maio/2022

[18 de maio] Abicom

 

Premissas: o preço de paridade de importação (ppi) foi calculado usando como referência os valores para gasolina, óleo diesel, câmbio, RVO e frete marítimo na abertura do mercado no dia 18/05/2022.

Cenário: Mesmo com a ligeira redução do câmbio e dos preços de referência no mercado internacional tanto para gasolina como para o óleo diesel em relação a abertura de ontem a defasagem para o óleo diesel aproximou-se da paridade enquanto que a defasagem para gasolina (sem reajustes há 68 dias) manteve-se afastada da paridade, inviabilizam as operações de importação.  Defasagem média de -2% no óleo diesel e de -14% para a gasolina.

Câmbio: Ptax fechou com ligeira redução na sessão de ontem, operando em patamar elevado e pressionando os preços domésticos dos produtos importados. Fechamento em R$4,97U$.

Petróleo: A oferta apertada segue pressionando os preços futuros. No momento, futuros do Brent são negociados acima dos U$111/bbl.

 

ÓLEO DIESEL A S10 (USG): 

9º Dia de Vigência do Aumento Linear Médio de 8,9% nos preços domésticos (10/05/22).

O mercado internacional e do câmbio pressionam os preços domésticos. PPI acumula redução de R$0,56/L desde o último reajuste.

Arbitragem desfavorável na média de -R$0,09/L, variando entre -R$0,21/L a R$0,36/L, a depender do porto de operação.

 

GASOLINA A (USG):

68º Dia da Vigência da Aumento Linear Médio de 18,8% nos preços domésticos (11/03/22).

O mercado internacional e do câmbio pressionam os preços domésticos. PPI acumula aumento de R$0,39/L desde o último reajuste.

Arbitragem desfavorável na média de -R$0,66/L, variando entre -R$0,82/L a -R$0,10/L, a depender do porto de operação.

 

Como o cenário descrito anteriormente, os preços médios da gasolina operam com diferenciais negativos em todos os portos analisados e os preços médios do óleo diesel, a exceção de Aratu, também operam com diferenciais negativos em todos os portos analisados.

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