PPI X PREÇO DOMÉSTICO – Maio/2022

[20 de maio] Abicom

 

Premissas: o preço de paridade de importação (ppi) foi calculado usando como referência os valores para gasolina, óleo diesel, câmbio, RVO e frete marítimo no fechamento do mercado no dia 19/05/2022.

Cenário: Apesar de mais uma ligeira redução do câmbio, os preços de referência no mercado internacional tanto para gasolina como para o óleo diesel apresentaram recuperação, em relação ao fechamento do dia anterior, assim a defasagem para gasolina (70 dias sem reajuste) voltou a se afastar da paridade e a defasagem do óleo diesel recuou até a paridade, assim parte das operações de importação continuam inviabilizadas.  Defasagem média de 0% no óleo diesel e de -8% para a gasolina.

Câmbio: Ptax fechou com ligeira redução na sessão de ontem, operando em patamar elevado e pressionando os preços domésticos dos produtos importados. Fechamento em R$4,92U$.

Petróleo: A oferta apertada segue pressionando os preços futuros. No momento, futuros do Brent são negociados acima dos U$111/bbl.

 

ÓLEO DIESEL A S10 (USG): 

11º Dia de Vigência do Aumento Linear Médio de 8,9% nos preços domésticos (10/05/22).

O mercado internacional e do câmbio pressionam os preços domésticos. PPI acumula redução de R$0,67/L desde o último reajuste.

Arbitragem na paridade na média de R$0,00/L, variando entre -R$0,09/L a R$0,30/L, a depender do porto de operação.

 

GASOLINA A (USG):

70º Dia da Vigência da Aumento Linear Médio de 18,8% nos preços domésticos (11/03/22).

O mercado internacional e do câmbio pressionam os preços domésticos. PPI acumula aumento de R$0,10/L desde o último reajuste.

Arbitragem desfavorável na média de -R$0,36/L, variando entre -R$0,53/L a R$0,21/L, a depender do porto de operação.

 

Como o cenário descrito anteriormente, os preços médios da gasolina, a exceção de Aratu, operam com diferenciais negativos em todos os portos analisados e os preços médios do óleo diesel, a exceção de Itacoatiara e Aratu, operam com diferenciais negativos.

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