PPI X PREÇO DOMÉSTICO – Junho/2022
[17 de junho] Abicom
Premissas: o preço de paridade de importação (ppi) foi calculado usando como referência os valores para gasolina, óleo diesel, câmbio, RVO e frete marítimo na abertura do mercado no dia 17/06/2022.
Obs.: As defasagens indicadas nos quadros abaixo não refletem os custos dos produtos já estocados nos terminais.
Cenário: Com a alta no câmbio e nos preços de referência do óleo diesel e da gasolina no mercado internacional em relação ao fechamento do dia anterior. Os cenários das defasagens tanto para gasolina como para o óleo afastaram-se muito da paridade, o que inviabiliza as operações de importação. Defasagem média de -21% no óleo diesel e de -13% para a gasolina.
Câmbio: Ptax fechou com ligeiro aumento na sessão de quarta, operando em patamar elevado e pressionando os preços domésticos dos produtos importados. Fechamento em R$5,11U$.
Petróleo: A oferta apertada segue pressionando os preços futuros. No momento, futuros do Brent são negociados acima dos U$120/bbl.
ÓLEO DIESEL A S10 (USG):
38º Dia de Vigência do Aumento Linear Médio de 8,9% nos preços domésticos (10/05/22).
O mercado internacional e do câmbio pressionam os preços domésticos. PPI acumula aumento de R$0,79/L desde o último reajuste.
Arbitragem desfavorável na média de -R$1,37L, variando entre -R$1,62/L a -R$0,61/L, a depender do porto de operação.
GASOLINA A (USG):
98º Dia da Vigência da Aumento Linear Médio de 18,8% nos preços domésticos (11/03/22).
O mercado internacional e do câmbio pressionam os preços domésticos. PPI acumula aumento de R$0,33/L desde o último reajuste.
Arbitragem desfavorável na média de -R$0,57/L, variando entre -R$0,76/L a R$0,08/L, a depender do porto de operação.
Como o cenário descrito anteriormente, os preços médios da gasolina e do óleo diesel operam com diferenciais negativos em todos os pontos analisados.
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Obs.: As defasagens indicadas nos quadros abaixo não refletem os custos dos produtos já estocados nos terminais.