PPI X PREÇO DOMÉSTICO – Julho/2022
[13 de julho] Abicom
Premissas: o preço de paridade de importação (ppi) foi calculado usando como referência os valores para gasolina, óleo diesel, câmbio, RVO e frete marítimo no fechamento do mercado no dia 12/07/2022.
Obs.: As defasagens indicadas nos quadros abaixo não refletem os custos dos produtos já estocados nos terminais.
Cenário: Como a manutenção do câmbio em um patamar elevado, a redução nos preços de referência da gasolina e o aumento nos preços de referência do óleo diesel no mercado internacional no fechamento de hoje, proporcionou que o PPI da gasolina continua um pouco acima da paridade e o PPI do óleo diesel recuou para baixa da paridade. Defasagem média de -2% no Óleo Diesel e de 2% para a Gasolina.
Câmbio: Ptax fechou com um ligeiro aumento na sessão de ontem, operando em patamar elevado e pressionando os preços domésticos dos produtos importados. Fechamento em R$5,40U$.
Petróleo: A oferta apertada segue pressionando os preços futuros. No momento, futuros do Brent são negociados acima dos U$99/bbl.
ÓLEO DIESEL A S10 (USG):
26º Dia de Vigência do Aumento Linear Médio de 14,21% nos preços domésticos (18/06/22).
O mercado internacional e do câmbio pressionam os preços domésticos. PPI acumula redução de R$0,76/L desde o último reajuste.
Arbitragem desfavorável na média de -R$0,09/L, variando entre -R$0,26/L a R$0,00/L, a depender do porto de operação.
GASOLINA A (USG):
26º Dia da Vigência da Aumento Linear Médio de 5,18% nos preços domésticos (18/06/22).
O mercado internacional e do câmbio pressionam os preços domésticos. PPI acumula redução de R$0,55/L desde o último reajuste.
Arbitragem favorável na média de R$0,11/L, variando entre -R$0,01/L a R$0,41/L, a depender do porto de operação.
Os preços médios da Gasolina operam com diferenciais positivos em todos os pontos analisados e os preços médios do Óleo Diesel operam com diferenciais negativos em todos os pontos analisados.
…………………………………………………………………………………………………………………..
Obs.: As defasagens indicadas nos quadros abaixo não refletem os custos dos produtos já estocados nos terminais.