PPI X PREÇO DOMÉSTICO – Julho/2022

[14 de julho] Abicom

 

Premissas: o preço de paridade de importação (ppi) foi calculado usando como referência os valores para gasolina, óleo diesel, câmbio, RVO e frete marítimo no fechamento do mercado no dia 13/07/2022.

Obs.: As defasagens indicadas nos quadros abaixo não refletem os custos dos produtos já estocados nos terminais.

Cenário: Como a manutenção do câmbio em um patamar elevado, a redução nos preços de referência da gasolina e o aumento nos preços de referência do óleo diesel no mercado internacional no fechamento de hoje, proporcionou que o PPI da gasolina continua um pouco acima da paridade e o PPI do óleo diesel recuou para baixa da paridade.  Defasagem média de -1% no Óleo Diesel e de 5% para a Gasolina.

Câmbio: Ptax fechou com estabilidade na sessão de ontem, operando em patamar elevado e pressionando os preços domésticos dos produtos importados. Fechamento em R$5,40U$.

Petróleo: A oferta apertada segue pressionando os preços futuros. No momento, futuros do Brent são negociados acima dos U$99/bbl.

 

ÓLEO DIESEL A S10 (USG): 

27º Dia de Vigência do Aumento Linear Médio de 14,21% nos preços domésticos (18/06/22).

O mercado internacional e do câmbio pressionam os preços domésticos. PPI acumula redução de R$0,64/L desde o último reajuste.

Arbitragem desfavorável na média de -R$0,05/L, variando entre -R$0,23/L a R$0,03/L, a depender do porto de operação.

 

GASOLINA A (USG):

27º Dia da Vigência da Aumento Linear Médio de 5,18% nos preços domésticos (18/06/22).

O mercado internacional e do câmbio pressionam os preços domésticos. PPI acumula redução de R$0,81/L desde o último reajuste.

Arbitragem favorável na média de R$0,20/L, variando entre R$0,08/L a R$0,49/L, a depender do porto de operação.

 

Os preços médios da Gasolina e do Óleo Diesel, exceto o óleo diesel em Aratu, Paulínia e Araucaria, operam com diferenciais positivos nos demais pontos analisados.

…………………………………………………………………………………………………………………..

Obs.: As defasagens indicadas nos quadros abaixo não refletem os custos dos produtos já estocados nos terminais.