Presidente da Associação Brasileira dos Importadores de Combustíveis diz que a chegada de concorrentes inibirá a prática de preços anticompetitivos por um “agente dominante”.

Confira a matéria completa:

 

Eventual veto do STF à venda das refinarias pode travar investimento, diz Abicom

André Ramalho – Finanças Yahoo e Valor Econômico

22 de setembro de 2020

Presidente da Associação Brasileira dos Importadores de Combustíveis diz que a chegada de concorrentes inibirá a prática de preços anticompetitivos por um “agente dominante”.
Uma eventual derrota do programa de venda das refinarias da Petrobras, em julgamento no Supremo Tribunal Federal (STF), perpetuará a presença de um agente dominante no mercado brasileiro e inibirá investimentos em infraestrutura no país. A avaliação é do presidente da Associação Brasileira dos Importadores de Combustíveis (Abicom), Sérgio Araújo.
“É de conhecimento geral que não temos capacidade de refino para atender à demanda e que essa necessidade vai aumentar nos próximos anos. É necessário investir em refino ou na ampliação da infraestrutura para importação de derivados. Mas quando vemos a presença de um agente dominante que [historicamente] interfere no preço, na medida da necessidade política, isso gera uma insegurança enorme”, comenta o executivo.
Araújo destaca que o próprio termo de compromisso da Petrobras com o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) foi motivado por uma contestação da Abicom, no órgão antitruste, sobre a prática de preços anticoncorrencias. Segundo ele, a perpetuação do monopólio da Petrobras no setor abre espaço para que essas práticas se mantenham.
A expectativa no mercado é de que a chegada de concorrentes inibira a prática de preços anticompetitivos por parte da estatal. “Desconstruindo-se a figura do agente dominante, o mercado fica mais dinâmico e aberto. Sem a venda das refinarias, a situação de agente dominante fica perpetuada”, completou Araújo, que reclama que a Petrobras tem mantido preços abaixo da paridade internacional.

 

Leia a notícia completa:

https://br.financas.yahoo.com/noticias/eventual-veto-stf-%C3%A0-venda-164310872.html

https://valor.globo.com/empresas/noticia/2020/09/22/eventual-veto-do-stf-a-venda-das-refinarias-pode-travar-investimento-diz-abicom.ghtml