A Rota do Diesel Russo para o Brasil

 Em 2024, a Rússia consolidou-se como a principal fornecedora de óleo diesel para o Brasil. Dos 14,5 milhões de m³ de óleo diesel importados, 65,5% (9,5 milhões de m³) são de origem russa.

Nesse contexto, surgem duas questões importantes: de quais regiões da Rússia vem o óleo diesel e quais são suas rotas até o Brasil?

Por meio do trabalho da Abicom e da North Star Shipping Services Brazil, utilizando dados de LineUp e do tráfego marítimo, foi possível identificar os principais portos russos de embarque dos derivados de petróleo para o Brasil (Figura 1).

No caso do óleo diesel, os embarques ocorrem apenas pelos portos de Primorsk, Vysotsk, St. Petersburg e Ust-Luga, todos localizados na Região de São Petersburgo.

A rota partindo de Primorsk, na Região de São Petersburgo, compreende a passagem dos navios pelo Golfo da Finlândia, Mar Báltico, os Estreitos Dinamarqueses, Mar do Norte e Canal da Mancha até chegar ao Oceano Atlântico (Figura 2). O trajeto até o Porto de Santos leva aproximadamente 24 dias — 4 ou 5 dias a mais do que um navio proveniente dos EUA, saindo do Golfo do México.

A rota do diesel da Rússia para o Brasil, além de passar por trechos críticos como golfos e estreitos, também margeia a costa de vários países membros da OTAN (Figura 2).

Os carregamentos de gasolina são realizados pelos portos da Região de São Petersburgo e pelo Porto de Murmansk, no noroeste da Rússia. A rota partindo do Porto de Murmansk, menos crítica, passa pelos Mares de Barents e da Noruega antes de chegar ao Oceano Atlântico (Figura 3 ilustrativa até Belém, uma vez que, o foco é a passagem pela Europa). O trajeto até o Porto de Santos leva aproximadamente 28 dias — 8 ou 9 dias a mais que um navio proveniente dos EUA, saindo do Golfo do México.

Os carregamentos de nafta ocorrem pelos portos da Região de São Petersburgo, pelo Porto de Murmansk e pelos Portos do Mar Negro (Kavkaz e Novorissiysk). A rota a partir do Mar Negro inclui a passagem pelo Estreito do Bósforo, Mar de Mármara, Estreito de Dardanelos, Mar Egeu, Mar Mediterrâneo e Estreito de Gibraltar até chegar ao Oceano Atlântico (Figura 4). Esta rota também passa por trechos críticos, destacando-se a passagem pelos três estreitos mencionados, com forte presença dos membros da OTAN. O trajeto até o Porto de Santos leva aproximadamente 25 dias — 5 ou 6 dias a mais que um navio proveniente dos EUA, saindo do Golfo do México.

Apesar das rotas mais longas em comparação às originárias do Golfo do México (EUA), da passagem por trechos críticos (com presença de estreitos) e pelas costas de diversos países membros da OTAN, os derivados de petróleo russos vêm se consolidando no mercado brasileiro.