PPI X PREÇO DOMÉSTICO – Março/2022

[31 de março] Abicom

 

Premissas: o preço de paridade de importação (ppi) foi calculado usando como referência os valores para gasolina, óleo diesel, câmbio, RVO e frete marítimo no fechamento do mercado no dia útil anterior, 30/03/2022.

Cenário: Apesar da estabilidade do câmbio, o aumento dos preços de referência da gasolina e do óleo diesel no mercado internacional levaram os diferencias a se distanciarem da paridade, inviabilizando as operações de importação.  Defasagem média de -2% no óleo diesel e de -2% para a gasolina.

Câmbio: Ptax fechou com estabilidade na sessão de ontem, mas ainda opera em patamar elevado, pressionando preços domésticos dos produtos importados. Fechamento em R$4,75U$.

Petróleo: A oferta apertada segue pressionando os preços futuros. No momento, futuros do Brent são negociados acima dos U$111/bbl.

 

ÓLEO DIESEL A S10 (USG): 

21º Dia de Vigência do Aumento Linear Médio de 24,9% nos preços domésticos (11/03/22).

O mercado internacional e do câmbio pressionarem os preços domésticos. PPI acumula redução de R$0,25/L desde o último reajuste.

Arbitragem desfavorável na média de -R$0,11/L, variando entre -R$0,23/L a R$0,40/L, a depender do porto de operação.

 

GASOLINA A (USG):

21º Dia da Vigência da Aumento Linear Médio de 18,8% nos preços domésticos (11/03/22).

O mercado internacional e do câmbio pressionarem os preços domésticos. PPI acumula redução de R$0,23/L no último reajuste.

Arbitragem desfavorável na média de R$0,09/L, variando entre -R$0,19/L a R$0,28/L, a depender do porto de operação.

 

Com o câmbio ainda em um patamar elevado e o aumento dos preços da gasolina e do óleo diesel no mercado internacional, o preço médio da gasolina e do óleo diesel no Brasil operam com diferenciais negativos em praticamente todos os portos analisados.

Destacamos que no Porto de Aratu opera, acima da paridade, em 10% para o Óleo Diesel e 7% para a Gasolina A;

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