PPI X PREÇO DOMÉSTICO – Março/2022

[30 de março] Abicom

 

Premissas: o preço de paridade de importação (ppi) foi calculado usando como referência os valores para gasolina, óleo diesel, câmbio, RVO e frete marítimo no fechamento do mercado no dia útil anterior, 29/03/2022.

Cenário: Com a ligeira redução do câmbio e a estabilidade dos preços de referência da gasolina e do óleo diesel no mercado internacional os diferencias a se aproximarem de um cenário de paridade, viabilizando parte operações de importação.  Defasagem média de -2% no óleo diesel e de 0% para a gasolina.

Câmbio: Ptax fechou com ligeira redução na sessão de ontem, mas ainda opera em patamar elevado, pressionando preços domésticos dos produtos importados. Fechamento em R$4,75U$.

Petróleo: A oferta apertada segue pressionando os preços futuros. No momento, futuros do Brent são negociados acima dos U$108/bbl.

 

ÓLEO DIESEL A S10 (USG): 

20º Dia de Vigência do Aumento Linear Médio de 24,9% nos preços domésticos (11/03/22).

O mercado internacional e do câmbio pressionarem os preços domésticos. PPI acumula redução de R$0,27/L desde o último reajuste.

Arbitragem desfavorável na média de -R$0,09/L, variando entre -R$0,21/L a R$0,43/L, a depender do porto de operação.

 

GASOLINA A (USG):

20º Dia da Vigência da Aumento Linear Médio de 18,8% nos preços domésticos (11/03/22).

O mercado internacional e do câmbio pressionarem os preços domésticos. PPI acumula redução de R$0,31/L no último reajuste.

Arbitragem desfavorável na média de R$0,00/L, variando entre -R$0,11/L a R$0,37/L, a depender do porto de operação.

 

Com a alta no câmbio e nos preços da gasolina e do óleo diesel no mercado internacional, o preço médio da gasolina e do óleo diesel no Brasil operam com diferenciais negativos em praticamente todos os portos analisados.

Destacamos que no Porto de Aratu opera em 9% acima da paridade para o Óleo Diesel e 10% para a Gasolina A;

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