PPI X PREÇO DOMÉSTICO – Março/2022

[25 de março] Abicom

 

Premissas: o preço de paridade de importação (ppi) foi calculado usando como referência os valores para gasolina, óleo diesel, câmbio, RVO e frete marítimo no fechamento do mercado no dia anterior, 24/03/2022.

Cenário: Apesar da redução do câmbio, os preços de referência da gasolina e do óleo no mercado internacional mantém os diferencias para óleo diesel e gasolina em um cenário de arbitragens negativas, inviabilizando operações de importação.  Defasagem média de -17% no óleo diesel e de -7% para a gasolina.

Câmbio: Ptax fechou com redução na sessão de ontem, e ainda opera em patamar elevado, pressionando preços domésticos dos produtos importados. Fechamento em R$4,81U$.

Petróleo: A oferta apertada segue pressionando os preços futuros. No momento, futuros do Brent são negociados acima dos U$119/bbl.

 

ÓLEO DIESEL A S10 (USG): 

15º Dia de Vigência do Aumento Linear Médio de 24,9% nos preços domésticos (11/03/22).

O mercado internacional e do câmbio pressionarem os preços domésticos. PPI acumula aumento de R$0,43/L desde o último reajuste.

Arbitragem desfavorável na média de -R$0,89/L, variando entre -R$0,91/L a -R$0,84/L, a depender do porto de operação.

 

GASOLINA A (USG):

15º Dia da Vigência da Aumento Linear Médio de 18,8% nos preços domésticos (11/03/22).

O mercado internacional e do câmbio pressionarem os preços domésticos. PPI acumula redução de R$0,07/L no último reajuste.

Arbitragem desfavorável na média de -R$0,27/L, variando entre -R$0,35/L a -R$0,03/L, a depender do porto de operação.

 

Com a alta no câmbio e nos preços da gasolina e do óleo diesel no mercado internacional, o preço médio da gasolina e do óleo diesel no Brasil operam com diferenciais negativos em praticamente todos os portos analisados. Destacamos que no Porto de Aratu, a defasagem para a Gasolina é de -1%.

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