PPI X PREÇO DOMÉSTICO – Maio/2022

[24 de maio] Abicom

 

Premissas: o preço de paridade de importação (ppi) foi calculado usando como referência os valores para gasolina, óleo diesel, câmbio, RVO e frete marítimo no fechamento do mercado no dia 24/05/2022.

Cenário: Com a redução do câmbio, apesar do aumento no preço de referência do óleo diesel e a redução no preço de referência da gasolina no mercado internacional na abertura de hoje, o cenário das defasagens aproximasse da paridade mas ainda inviabiliza parte das operações de importação.  Defasagem média de -1% no óleo diesel e de -2% para a gasolina.

Câmbio: Ptax fechou com redução na sessão de ontem, operando em patamar elevado e pressionando os preços domésticos dos produtos importados. Fechamento em R$4,79U$.

Petróleo: A oferta apertada segue pressionando os preços futuros. No momento, futuros do Brent são negociados acima dos U$110/bbl.

 

ÓLEO DIESEL A S10 (USG): 

15º Dia de Vigência do Aumento Linear Médio de 8,9% nos preços domésticos (10/05/22).

O mercado internacional e do câmbio pressionam os preços domésticos. PPI acumula redução de R$0,69/L desde o último reajuste.

Arbitragem desfavorável na média de -R$0,04/L, variando entre -R$0,10/L a R$0,01/L, a depender do porto de operação.

 

GASOLINA A (USG):

74º Dia da Vigência da Aumento Linear Médio de 18,8% nos preços domésticos (11/03/22).

O mercado internacional e do câmbio pressionam os preços domésticos. PPI acumula redução de R$0,16/L desde o último reajuste.

Arbitragem desfavorável na média de -R$0,10/L, variando entre -R$0,26/L a R$0,38/L, a depender do porto de operação.

 

Como o cenário descrito anteriormente, os preços médios da gasolina, a exceção de Aratu, operam com diferenciais negativos em todos os portos analisados e os preços médios do óleo diesel, a exceção dos Portos de Itacoatiara, Itaqui e Suape, operam com diferenciais negativos nos demais portos analisados.

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