PPI X PREÇO DOMÉSTICO – Março/2022
[21 de março] Abicom
Premissas: o preço de paridade de importação (ppi) foi calculado usando como referência os valores para gasolina, óleo diesel, câmbio, RVO e frete marítimo no fechamento do mercado no dia anterior, 18/03/2022.
Cenário: Com a alta do câmbio e também dos preços de referência da gasolina e do óleo no mercado internacional, os diferencias para óleo diesel e gasolina sustentam cenário de arbitragens negativas, inviabilizando operações de importação. Defasagem média de -11% no óleo diesel e de -9% para a gasolina.
Câmbio: Ptax fechou com estabilidade na sessão de sexta, e ainda opera em patamar elevado, pressionando preços domésticos dos produtos importados. Fechamento em R$5,04U$.
Petróleo: A oferta apertada segue pressionando os preços futuros. No momento, futuros do Brent são negociados acima dos U$108/bbl.
ÓLEO DIESEL A S10 (USG):
11º Dia de Vigência do Aumento Linear Médio de 24,9% nos preços domésticos (11/03/22).
O mercado internacional e do câmbio pressionarem os preços domésticos. PPI acumula aumento de R$0,11/L desde o último reajuste.
Arbitragem desfavorável na média de -R$0,56/L, variando entre -R$0,60/L a -R$0,50/L, a depender do porto de operação.
GASOLINA A (USG):
11º Dia da Vigência da Aumento Linear Médio de 18,8% nos preços domésticos (11/03/22).
O mercado internacional e do câmbio pressionarem os preços domésticos. PPI acumula aumento de R$0,04/L no último reajuste.
Arbitragem desfavorável na média de -R$0,37/L, variando entre -R$0,47/L a -R$0,12/L, a depender do porto de operação.
Com a alta no câmbio e nos preços da gasolina e do óleo diesel no mercado internacional, o preço médio da gasolina e do óleo diesel no Brasil operam com diferenciais negativos em praticamente todos os portos analisados.
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