Com o objetivo de estabelecer uma governança alicerçada nas melhores práticas do mercado, a diretoria da Abicom decidiu, em assembleia no dia 12/2, dar início ao desenvolvimento de uma política institucional de transparência e integridade.

Para tanto, contratou a especialista Elaine Sampaio, certificada em Compliance Anticorrupção pela LEC Certification Board (LCB) em parceria com a FGV Projetos. Contadora de formação, professora no CRC-RJ e na pós-graduação em assessoria contábil e fiscal da Universidade Veiga de Almeida, além de conteudista na graduação em ciências contábeis da Faculdade Unyleya, Elaine Sampaio tem atuado como compliance officer, com a sua bagagem profissional adquirida na auditoria externa e em fiscalização no Terceiro Setor.

Como parte desse trabalho, uma auditoria funcional da comunicação organizacional para aferição do Índice de Transparência Ativa será desenvolvida por Manoel Marcondes Neto, doutor pela USP, professor associado da Faculdade de Administração e Finanças da UERJ, e consultor cofundador do Observatório da Comunicação Institucional.

O processo de concepção da nova política e a submissão da entidade ao exame do novo indicador de transparência ativa “serão frutos de um dedicado esforço” – afirma Milena Mansur, gerente de inteligência de mercado da Abicom.

Para o presidente-executivo Sergio Araújo, é realmente importante a implantação de um trabalho criterioso e sistemático no sentido de reforçar o relacionamento da Associação com todos os seus stakeholders – públicos interessados em suas atividades. ”Não existe transparência por default” – conclui.