A Diretoria Executiva da Petrobras aprovou ontem (25/3) uma alteração na periodicidade de reajuste nos preços do diesel. Os preços do diesel nas refinarias da companhia, que correspondem a cerca de 54% dos preços ao consumidor final, serão reajustados por períodos não inferiores a 15 dias.

A companhia informa que manterá a observância de preços de paridade internacional (PPI), abstendo-se, portanto, de práticas que poderiam caracterizar o exercício de poder de monopólio, já que possui 98% da capacidade de refino do Brasil.

Saiba mais no site da Petrobras:

http://www.investidorpetrobras.com.br/pt/comunicados-e-fatos-relevantes/petrobras-anuncia-mudancas-na-pratica-de-precos-do-diesel

 

Nota da Abicom

“Não existe almoço grátis”

 

Em meio a rumores de nova greve dos caminhoneiros, a Petrobras alterou seu mecanismo de reajuste dos preços do diesel nas refinarias da companhia, fixando a periodicidade mínima de 15 dias e informando a utilização de hedge.

O hedge é um mecanismo de mercado que evita as flutuações frequentes, mas não garante redução do preço ao consumidor final.

O fato relevante publicado pela Petrobras, já anunciando a criação de cartão para beneficio aos caminhoneiros, a ser concedido pela BR distribuidora, parece levantar a possibilidade de um novo programa de subvenção.

Não existe almoço grátis. No final, alguém vai pagar a conta.