“Uso do etanol como estímulo à concorrência no mercado de combustíveis: uma análise baseada no modelo de equilíbrio de preços”.

Com esse tema, a dissertação apresentada por Sissi Alves da Silva no curso de mestrado em Políticas Públicas e Desenvolvimento do Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada (IPEA) cita a Abicom, ao analisar a política de preços artificiais dos combustíveis, mantidos abaixo da média internacional, por decisão do Governo, de modo a conter o aumento dos preços médios da economia.

No texto da dissertação, a autora afirma:

“A consequência natural, segundo a Associação Brasileira dos Importadores de Combustíveis – ABICOM, foi a diminuição da concorrência, pois a política comprometeu a oferta de produtos importados no País, uma vez que não havia mais racionalidade econômica e importar gasolina e óleo diesel para ofertar a preços mais elevados que o produto nacional. Ainda segundo a ABICOM, o aumento na participação de mercado dos importadores e rivais da Petrobras no mercado downstream só ocorreu com o fim da política de controle de inflação do governo, e ainda de forma sutil em comparação à Petrobras.”