A Abicom – Associação Brasileira dos Importadores de Combustíveis – publica nota sobre a a venda de refinarias. Conheça abaixo a íntegra da nota:

 

Nota Abicom 006/2019

A Abicom ratifica o entendimento de que a venda de parte do parque nacional de refino é um passo importante para o estabelecimento de um mercado competitivo.
A maneira recomendada de assegurar competitividade em um mercado é proporcionando a multiplicidade de agentes. Sob este aspecto, a venda de refinarias da Petrobras a outros agentes poderá auxiliar na construção de um ambiente concorrencial cada vez mais sadio. Este movimento deverá estimular a competição e favorecer o equilíbrio, à medida que possibilita diversificação na oferta de combustíveis na etapa primária de fornecimento.
Com agentes independentes atuando competitivamente neste mercado, o mais provável é que rentabilizem ao máximo suas operações capturando todo o custo de oportunidade, em linha com as variações internacionais. Nesse sentido, o Projeto de Desinvestimento em refino da Petrobras poderá contribuir também para a atração de investimentos de expansão da infraestrutura logística do país.
A posição da Abicom, como externado em diversas oportunidades, é a necessidade de inserção do Brasil no mercado global e, dado que combustíveis são commodities, temos que ter condições de seguir as variações do mercado internacional. Para tanto, se faz necessária a manutenção da Política de Preços, já anunciada pela Petrobras, de alinhamento com o mercado internacional.

 

Rio de Janeiro, 03 de julho de 2019

Abicom – Associação Brasileira dos Importadores de Combustíveis