A Abicom – Associação Brasileira dos Importadores de Combustíveis – publica nota sobre o risco de um novo Programa de Subvenção. Conheça abaixo a íntegra da nota:
Nota Abicom 003/2019
Conforme publicado na imprensa, a Petrobras havia anunciado ontem à tarde (11/04) um reajuste no preço do óleo diesel, aproximando da paridade internacional os preços domésticos defasados durante o período de congelamento nos últimos 20 dias, porém no início da noite foi cancelado esse reajuste, que seria de R$ 0,12 (doze centavos) por litro de diesel.
Desde o dia 26/03/2019, a Abicom vem alertando para o risco de um novo Programa de Subvenção, dessa vez mais crítico, sem transparência e envolvendo uma única empresa.
Embora mantendo um discurso de desburocratização, competitividade e atração de investimentos privados no país, o governo tem atuado de forma intervencionista, o que pode afetar seriamente a credibilidade do nosso país frente aos investidores.
As duas tabelas de preços sucessivas comprovam a premente necessidade de revisão dos preços, que continuam abaixo da paridade internacional, deixando clara a ação do Governo em atuar sobre os preços da Petrobras como forma de conter os rumores de greve dos caminhoneiros. Experiências anteriores nos ensinaram que este caminho traz consequências desastrosas para toda sociedade.
Rio de Janeiro, 12 de abril de 2019
Abicom – Associação Brasileira dos Importadores de Combustíveis