A Abicom – Associação Brasileira dos Importadores de Combustíveis – publica nota sobre a retração do mercado provocada pela crise sanitária pela qual estamos passando. Conheça abaixo a íntegra da nota:

 

Nota Abicom 003/2020

A retração do mercado e o papel institucional da Abicom

Diante da maior crise sanitária do último século e de um descompasso sem precedentes entre oferta e demanda de petróleo, o setor de combustíveis encontra-se em uma situação de forte redução no consumo, combinada com uma drástica redução nos preços. O cenário pressiona as vendas e margens ao longo de toda a cadeia produtiva, da exploração do óleo cru à entrega de combustíveis para os consumidores.

As projeções, mesmo as mais otimistas, traçam um cenário de retração das economias, mundial e nacional, para o ano de 2020. As medidas de isolamento que vêm sendo tomadas são fundamentais para preservação da vida humana. Por outro lado, é fato que a alteração na dinâmica de consumo, no âmbito global, foi afetada em todos os segmentos, até mesmo nos itens essenciais.

A Abicom permanecerá concentrada em exercer seu papel institucional, disposta a contribuir com o Governo na construção de medidas que auxiliem o setor a enfrentar este momento de tensão e a recuperar-se com robustez e velocidade.

É indispensável que, no tratamento da crise, as flexibilizações que eventualmente sejam aplicadas ocorram de forma restrita e temporal, de modo a preservar todo o arcabouço regulatório que prosperamente foi construído até aqui.

Com o esforço do Governo e dos agentes do mercado, será possível mitigar as incertezas da conjuntura atual e construir um novo patamar de equilíbrio no setor.

Rio de Janeiro, 22 de abril de 2020

Abicom – Associação Brasileira dos Importadores de Combustíveis