A sabedoria popular diz que se um cavalo selado passar perto de você, suba, porque pode ser que isso nunca mais aconteça. Todo cenário de mudanças tem janelas de oportunidades únicas. Quando são desperdiçadas, o que resta é lamentar.
O petróleo é uma commodity com preço flutuante, influenciado por questões geopolíticas. A estratégia da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) e parceiros, como a Rússia, tem sido de controlar a oferta para manter o patamar de preços. Porém, o protagonismo recente dos Estados Unidos desde a exploração em escala do shale oil, capaz de compensar a queda de produção acordada entre os países, tem frustrado os planos da organização. Mesmo com a crise na Venezuela, que já foi um dos grandes produtores, a oferta tem se mantido alta, pressionando os preços para baixo. Com isso, há uma desvalorização das reservas e a inviabilização da extração em alguns poços que possuem maior custo de exploração.
Confira a matéria completa no link:
https://www.poder360.com.br/opiniao/economia/petrobras-acertou-ao-concentrar-esforcos-na-extracao-de-oleo-do-pre-sal-diz-adriano-pires/