PPI X PREÇO DOMÉSTICO – Julho/2022

[20 de julho] Abicom

 

Premissas: o preço de paridade de importação (ppi) foi calculado usando como referência os valores para gasolina, óleo diesel, câmbio, RVO e frete marítimo no fechamento do mercado no dia 19/07/2022.

Obs.: As defasagens indicadas nos quadros abaixo não refletem os custos dos produtos já estocados nos terminais.

Cenário: Com a manutenção do câmbio em um patamar elevado, o ligeiro aumento nos preços de referência do óleo diesel e da gasolina no mercado internacional no fechamento de ontem aliado ao reajuste de -R$ 0,20/L aplicado pela Petrobras no preço da gasolina, proporcionou no PPI calculado pela Abicom a gasolina recuasse até a paridade e o óleo diesel reduzisse a sua defasagem positiva.  Defasagem média de 3% no Óleo Diesel e de 0% para a Gasolina.

Câmbio: Ptax fechou com estabilidade na sessão de ontem, operando em patamar elevado e pressionando os preços domésticos dos produtos importados. Fechamento em R$5,39U$.

Petróleo: A oferta apertada segue pressionando os preços futuros. No momento, futuros do Brent são negociados acima dos U$107/bbl.

 

ÓLEO DIESEL A S10 (USG): 

33º Dia de Vigência do Aumento Linear Médio de 14,21% nos preços domésticos (18/06/22).

O mercado internacional e do câmbio pressionam os preços domésticos. PPI acumula redução de R$1,12/L desde o último reajuste.

Arbitragem favorável na média de R$0,14/L, variando entre R$0,08/L a R$0,19/L, a depender do porto de operação.

 

GASOLINA A (USG):

1º Dia da Vigência da Redução Linear Média de 4,92% nos preços domésticos (20/07/22).

O mercado internacional e do câmbio pressionam os preços domésticos. PPI acumula redução de R$0,00/L desde o último reajuste.

Arbitragem desfavorável na média de R$0,00/L, variando entre -R$0,09/L a R$0,21/L, a depender do porto de operação.

 

Os preços médios da Gasolina e do Óleo Diesel, exceto para gasolina em Paulínia e Araucária, operam com diferenciais positivos em todos os pontos analisados.

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Obs.: As defasagens indicadas nos quadros abaixo não refletem os custos dos produtos já estocados nos terminais.